O Comércio Exterior

A área de Comércio Exterior tem objetivos bem focados quando tratamos da área  cosmética. Além de facilitar todos os trâmites aduaneiros e logísticos, a otimização dos impostos que compõem toda a cadeia, ainda precisa lidar bem com a tratativa dos acordos internacionais.

Busca-se sobretudo promover a indústria brasileira demonstrando a capacidade competitiva que nosso país possui neste setor, fornecendo cada vez mais uma ampla gama de produtos e serviços que agregam muito valor.

A exportação de cosméticos vem sendo trabalhada de maneira estratégica pela nossa empresa, pois entendemos as vertentes do comércio exterior e as exigências internacionais com as quais nos adequamos a fim de manter um posicionamento profissional que representa a qualidade de nossos produtos e serviços como um todo.

Através da crescente demanda vindas através do comércio exterior de produtos brasileiros, conseguimos observar que nossa identidade tem contribuído de maneira positiva.

A atuação correta em alinhamento com as necessidades de cada cliente, vem se tornando uma alavanca para a exportação de cosméticos, reforçando assim o conceito de que o Brasil pode ter seu potencial cada vez mais ampliado.

Exportação de Cosméticos no Brasil

Apesar da crise econômica vivenciada no país nos últimos anos, o comércio exterior, sobretudo na área de cosméticos, é uma área que conseguiu driblar as oscilações até aqui e o comportamento do consumidor tem uma importante contribuição para esse resultado.

Anteriormente, apenas as mulheres investiam em beleza, no entanto, os homens têm tido importante participação também uma vez que em 5 anos o segmento de cosméticos para o público masculino dobrou e continua subindo.

Para acompanhar as demandas do comércio exterior deste setor, aprimoramento, disciplina e constante atualização faz parte da dinâmica diária dentro da nossa atuação.

A conduta que adotamos se envolve em todos os níveis de detalhes de forma que possamos assegurar:

  • Despacho aduaneiro e todas as licenças que competem a esta etapa;
  • Acompanhamento de todas as documentações necessárias para cargas, incluindo seguros de transporte;
  • Escolha do melhor modal adequado, garantindo agilidade, menores custos e sobretudo a qualidade com que os produtos e embalagens são manuseados;
  • Monitoria adequada em todas as etapas do deslocamento dos produtos;
  • Constante e eficiente diálogo entre todas as partes envolvidas, garantindo um relacionamento saudável e possibilitando ações mais rápidas em caso de algum entrave.

A globalização é assunto antigo e faz parte do crescimento de todas as empresas que têm em seu planejamento estratégico metas de expansão de fronteiras.

Como não se trata de um processo simples uma vez que envolve regras e permissões que são diferentes entre os países, para que tudo se desenvolva da maneira que deve ser, é imprescindível contar com apoio profissional.

A Consultoria de Comércio Exterior é Importante?

Quando focamos na exportação de cosméticos é necessário entender que o processo não se resume apenas á “comércio exterior” e que apesar de nosso país já atuar na área ainda sofremos com alguns problemas de infraestrutura e mão de obra qualificada, nessa hora, contar com que realmente entende do assunto faz toda diferença.

A consultoria especializada conta não somente com experiência, mas com todo conhecimento e bagagem para que os desembaraços que cada etapa pede sejam resolvidos no menor tempo e com o menor custo.

Sob essa ótica, não se trata apenas de um facilitador, mas de um investimento que vai assegurar uma processo de exportação de cosméticos de fato eficiente, listamos as principais vantagens:

  • Elimina e reduz consideravelmente os custos tributários, de desembaraço e principalmente de procedimentos;
  • A atuação de profissionais especializados faz com que sua atuação vá diretamente onde é necessário;
  • O comércio exterior envolve uma série de documentações e demandas jurídicas com as quais uma consultoria sabe exatamente como lidar.

Uma vez que já consideramos que o setor de exportação de cosméticos está em uma curva ascendente, o planejamento das empresas da área devem continuar investindo para que possam ter uma estrutura de comércio exterior que suporte adequadamente as demandas do setor.

Embora para algumas empresas os serviços prestados na área de comércio exterior ainda sejam vistos como um custo, conhecendo de forma mais profunda os detalhes que envolvem a exportação de cosméticos, passarão a compreender que se trata de investimento e não uma despesa.