A logística é uma das áreas mais importantes e estratégicas quando falamos da exportação de cosméticos.
Existem muitos tipos de modais, no entanto, é preciso ter critério nas avaliações para garantir que os produtos sejam entregues no cliente sem nenhum dano físico e principalmente dentro dos prazos combinados.
A exportação de cosméticos é um mercado onde a logística e os modais de transporte escolhidos tem papel fundamental para que todo o processo possa ser concluído com sucesso, então merece não apenas atenção, mas foco especializado.
Como funciona a logística para exportação?
Em básica explicação, funciona em 3 etapas principais:
- Transporte interno: O que circula dentro do país;
- Transporte Internacional: O que leva os produtos para o país que estamos exportando;
- Transporte local do destino: É o transporte interno do país para onde enviamos os produtos.
Dentro das etapas de transporte, existe uma série de cobranças que estão relacionadas aos fretes:
- Frete interno do país de origem;
- Frete Internacional;
- Frete interno do país destino.
Todos os desembaraços e documentações relacionados precisam estar dentro de um calendário de resoluções e profissionais treinados devem estar sempre preparados para acompanhar, lidar com esses assuntos e com imprevistos.
Tipos de modais
Conforme já mencionamos os modais escolhidos para a exportação de cosméticos precisam ser analisados de forma cuidadosa.
Estamos falando de uma carga sensível que muitas vezes não pode estar sujeita a extremas mudanças climáticas. Além disso os modais escolhidos, devem prever um cuidadoso manuseio das embalagens externas, por mais resistentes que possam parecer.
Vamos listar abaixo alguns dos principais modais utilizados na exportação:
Rodoviário:
Muito comum no transporte interno e utilizado em algumas situações para entregas em países próximos;
A grande desvantagem está no baixo índice de segurança dessa opção, mesmo com seguro da carga, sempre há a possibilidade de acidentes e roubos no caminho.
Uma vez que existe seguro, as perdas monetárias não são tantas, mas e a satisfação do cliente? E quanto á um novo envio?
Devido á imprevistos como esse muitas vezes é necessário uma nova remessa por um modal mais ágil ou até mesmo a mescla entre modais para continuar garantindo os prazos.
Ter experiência, conhecimento e rapidez na solução desse tipo de problema é uma das especialidades de nossas equipes.
Ferroviário:
Não um dos modais mais utilizados, porque a malha ferroviária brasileira é pouco desenvolvida para este tipo de transporte.
Costuma ser uma das opções mais acessíveis e normalmente quando usada se limita ao transporte interno;
Aéreo:
Um dos modais mais caros, geralmente tem seu uso limitado justamente pelo alto custo. Cargas pequenas e urgentes são os principais movimentadores e não indicamos para cargas recorrentes e nem para grandes volumes.
Marítimo:
Para a exportação é um dos modais de melhor custo benefício, mas tem a desvantagem de ser lento.
Os produtos podem levar meses desde sua saída até a entrega no cliente, no entanto, continua sendo uma boa opção por ser extremamente seguro.
Para longas distâncias, sem sombra de dúvidas é um dos modais mais assertivos.
Como realizar a exportação de cosméticos de forma rápida e segura?
Sem sombra de dúvidas a forma mais eficiente e rápida para exportação de cosméticos é investir em uma consultoria especializada neste tipo de serviço.
Toda parte burocrática que envolve as documentações tanto dos modais internos quanto externos, o trato de toda cadeia logística e o acompanhamento fica por conta de equipes que tratam de comércio exterior com competência.
Os custos que compõem a logística da exportação de cosméticos começam na saída do produto de sua fábrica ou CD e só terminam quando estão dentro das imediações do cliente.
Esses valores tendem a ser otimizados e rotas de atalhos que somente uma consultoria especializada tem acesso podem agilizar e baratear os serviços e tudo dentro das normas e acordos legais entre os países.
Se trata de conhecimento e experiência a favor da exportação e os trâmites dos quais não se pode fugir.
Outro ponto importantíssimo, é que as consultorias geralmente contam com os melhores parceiros de transporte, garantindo a qualidade do serviço desde a retirada até a entrega além das fronteiras no nosso país e isso é de extrema relevância para satisfação do cliente.
Muitos desses parceiros, possuem em seu portfólio vários modais para oferecer e com isso também se ganha tempo, mas ao investir em um consultoria essa escolha e preocupação fica por conta dela e como gestão você poderá focar totalmente em outras demandas.